jornadas-Lingua-portuguesa

“Minha pátria é a língua portuguesa”

Comemora-se no presente o Dia Internacional da Língua Portuguesa.

Aquando da sua oficialização, no ido dia 05 de maio de 2009, pretendia a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), promover o sentido de comunidade e de pluralismo dos povos lusófonos.

As associações nacionais de treinadores de futebol e futsal de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, imbuídas daquele espírito de comunidade, de identidade comum, diria eu, sonharam e a obra nasceu!

Unidos, naturalmente, pela paixão pelo futebol, mas também pela língua, no dia 18 de setembro de 2019 criaram a primeira e única associação intercontinental de treinadores do mundo: a União dos Treinadores de Futebol dos Países Lusófonos (UTFPL)!

Este facto histórico, que a todos deve orgulhar, deve servir de motivação para a construção sólida e robusta de um grande edifício: a comunidade lusófona!

O português faz parte da identidade dos povos lusófonos e é essa identidade que, associada e potenciada pelas paixões comuns, como o desporto em geral e o futebol em particular, gera a integração.

Porque somos um só povo, unido pela língua e pela paixão pelo futebol, a União dos Treinadores de Futebol dos Países Lusófonos não poderia deixar de assinalar e de se associar a este Dia Internacional da Língua Portuguesa, parabenizando todos os povos lusófonos, que orgulhosamente fazem da língua portuguesa a sua pátria.

José Pereira

Presidente da Direção da UTFPL

Tags: No tags
0

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *