Mensagem doPresidente

 

Vivemos tempos de fortes assimetrias científico-educativas a nível global.

As associações continentais que regulam o futebol têm diferentes níveis de exigência formativa, em evidente prejuízo dos treinadores.

As condições laborais nos diferentes países e continentes são profundamente desiguais, deixando, não raras vezes os treinadores completamente sozinhos, numa realidade sociocultural completamente diferente, sem qualquer apoio ou suporte.

A nível intercontinental verificava-se um indesejável vazio associativo. As associações nacionais de treinadores faziam o que podiam na defesa dos seus e sempre “cada uma por si”.

As associações nacionais de treinadores dos países lusófonos, unidos pela língua e pela irmandade que carateriza os nossos povos, cientes destas realidades e conscientes que isoladas são mais fracas decidiram organizar-se no espaço da lusofonia.

Foi então que, no dia 18 de setembro de 2019, em Rio Tinto, Gondomar, Portugal, constituíram a “União dos Treinadores de Futebol dos Países Lusófonos” (UTFPL), constituíram aquela que é a primeira associação intercontinental de treinadores de futebol do mundo.

Cientes das dificuldades e dos desafios que nos aguardam, seremos um projeto vencedor! E seremos um projeto vencedor porque apesar das dissimetrias científico-educativas que possam existir, somos um só povo, unido pela língua e pela paixão pelo futebol.

“Reunir-se é um começo, permanecer juntos é um progresso, e trabalhar juntos é um sucesso.”

Este é o nosso maior legado!

José Pereira Presidente da Direção da UTFPL

27

Objectivos / Missão

 

A UTFPL é uma associação, de âmbito internacional, de direito privado e sem fins lucrativos, que se rege segundo a Lei da República Portuguesa.

Unindo associações de treinadores de futebol e futsal de três continentes (Europa / América do Sul / África) e de três confederações de futebol (UEFA / CONMEBOL / CAF), a UFTPL é a primeira associação de treinadores de futebol de âmbito intercontinental do mundo e tem a sua sede em Rio Tinto, Gondomar, Portugal.

A UTFPL tem por objetivos a concertação entre os seus associados em matéria de relações internacionais, bem como a defesa, a promoção e a representação dos interesses individuais e coletivos dos seus associados, bem como dos interesses dos treinadores.

Nos países onde não existam organizações nacionais de treinadores, a UTFPL deve estimular e auxiliar os treinadores desses países na prossecução do objetivo de criar movimentos associativos de treinadores legalmente constituídos que garantam a sua representatividade, aumentando e alicerçando a solidariedade entre todos e desenvolvendo a sua consciência associativa.

A UTFPL poderá organizar simpósios e / ou outros eventos com o intuito de proporcionar a troca de experiências profissionais, opiniões, sugestões, visões e ideias entre os treinadores lusófonos.

A UTFPL tem ainda por objetivo trabalhar em cooperação com a FIFA, a UEFA, a CAF, a AFC e a CONMEBOL, como uma aliança que representa todos os treinadores, nas respetivas modalidades, naqueles territórios, e em cooperação com as associações nacionais que representam os clubes e ligas, naqueles territórios, para a elaboração das condições mínimas de contratos de trabalho, mesmo através de acordos coletivos;

Por fim, e não menos importante, a UTFPL oferece assistência jurídico-legal aos seus associados e aos treinadores, individualmente considerados, que sejam membros dos seus associados.

A UTFPL tendo uma forte compomente solidária e fraterna das associações de treinadores de futebol dos países lusófonos, pretende contribuir para o desenvolvimento do futebol, nos mais diversos países que integram esta «união», a bem do «futebol em português».

Corpos Gerentes

 
27

JOSÉ PEREIRA

Presidente
Associação Nacional dos Treinadores de Futebol (Portugal) - ANTF
30

FERNANDO PIRES

Vice-Presidente
Associação Brasileira de Treinadores de Futebol (Brasil) - ABTF
21

ZECA AMARAL

Vogal
Associação de Treinadores de Futebol de Angola (Angola) - ATEFA
23

HUMBERTO BETTENCOURT

Vogal
Associação de Treinadores de Futebol de Cabo-Verde (Cabo-Verde) - ATFCV
20

ROGÉRIO MARIANI

Vogal
Associação de Treinadores de Futebol de Moçambique (Moçambique) - ATFM
22

SÉRGIO ARAÚJO

Secretário-Geral

OS NOSSOSMEMBROS